Ir al contenido principal
Botón de búsqueda

Atento reduziu sua emissão de carbono em 6,6% no último ano

  • A companhia também conseguiu diminuir seu consumo de energia elétrica em 11% em relação a 2021 e mais da metade do consumo de papel e água, quando comparado aos últimos dois anos.
  • Como sinal de seu compromisso com a diversidade e com a igualdade, 53% dos cargos de gestão da Atento são ocupados por mulheres.

MADRI, 15 de setembro de 2022 – A Atento S.A. (NYSE: ATTO, “Atento” ou a “Companhia”), uma das maiores provedoras de serviços de gestão de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO) do mundo e líder do setor na América Latina, revela resultados de seu relatório ESG e das conquistas alcançadas durante o ano de 2021. O estudo mostra que somente no primeiro ano de cálculo de sua Emissão de Carbono, entre 2020 e 2021, a empresa conseguiu uma redução de 6,6%, ou seja, 19kg de CO2 a menos por funcionário.

A companhia, que há mais de uma década trabalha a Responsabilidade Social Corporativa em seu modelo de negócios, reforçou seu compromisso em 2021 ao estabelecer uma nova estratégia corporativa de ESG. Com isso, foram definidas diversas iniciativas com impacto positivo tanto no meio ambiente quanto em questões de diversidade e inclusão, que atingem os 14 países e 3 continentes onde a empresa atua.

Em 2021, a empresa alcançou uma redução de 6,6% em suas emissões e para esta conquista, várias medidas foram implementadas, como o programa WAHA (Work from Home Atento) para mais de 40% dos funcionários, não apenas para facilitar um melhor equilíbrio entre seu trabalho e vida pessoal, mas também para reduzir os poluentes levados à atmosfera por conta de instalações e viagens. A inovação e o compromisso com a tecnologia também têm sido um aspecto fundamental, a exemplo da migração para a nuvem e do uso de soluções já nativas em nuvem pela Atento, o que favorece a redução das emissões de CO2.

“Todo o progresso e as metas que alcançamos neste ano não teriam sido possíveis sem a ajuda de toda a comunidade Atento, a quem quero agradecer e reconhecer pessoalmente por seu esforço e compromisso. Continuaremos a trabalhar, todos juntos, para continuarmos a cumprir com nossos objetivos em termos de ESG, tanto no nível da empresa quanto no da sociedade”, destaca Carlos López-Abadía, CEO da Atento. Da mesma forma, ele pontua que “a governança da Atento é regida por um sólido conjunto de valores, incluídos em nosso Código de Ética. Este Código de Ética é um guia para que todos os nossos colaboradores tomem decisões com base em um padrão comum, pautado pela honestidade e integridade e alinhado aos nossos valores. Tudo é estendido aos nossos parceiros e fornecedores também”.

A Atento continua implementando medidas para reduzir sua emissão de Carbono com o objetivo de contribuir para a Agenda 2030 das Nações Unidas. A empresa fez outros avanços em termos de sustentabilidade em 2021, como a redução do consumo de energia elétrica em 11% com relação ao ano anterior e diminuição do uso de papel em 51%. A companhia também conseguiu reduzir o consumo de água em 40% nos últimos dois anos.

Por outro lado, a Atento também reforçou significativamente seu compromisso com a justiça, igualdade e diversidade, não apenas internamente, mas também causando um impacto positivo na sociedade. Este aspecto, que faz parte da missão da companhia, está formalmente refletido em sua Política de Diversidade, Inclusão e Igualdade, implementada globalmente.

Igualdade e diversidade, pilares fundamentais da estratégia de ESG da Atento

“Acreditamos que a diversidade cria valor e é por isso que temos uma sólida cultura de inclusão, oferecendo oportunidades iguais a todos os nossos funcionários. A promoção de ações que contribuam para tornar não apenas nossos ambientes de trabalho, mas também a sociedade, mais inclusivos, faz parte de nossa missão e é um pilar fundamental de nossa estratégia ESG”, nas palavras de Pablo Sánchez, CMO Global e Diretor da ESG da Atento.

Os números apresentados no relatório de ESG da companhia apenas reforçam esse compromisso social: globalmente, 65,5% da equipe da Atento é composta por mulheres, assim como 53% dos cargos de liderança. Além disso, as profissionais que ocupam esses cargos são de origens, países e condições completamente diferentes.

As pessoas com deficiência também são importantes para a Atento. O projeto Atento Impulsa, desenvolvido na Espanha, ajuda a promover a conscientização, interna e externamente, graças ao emprego de pessoas com diferentes deficiências. Além disso, para dar suporte a esse grupo, a companhia desenvolveu, em algumas de suas localidades, um serviço de videoconferência em língua de sinais, realizando mais de 1.000 ligações só em 2021. No mesmo sentido, o site da marca é 100% acessível.

Em relação ao emprego de jovens, a Atento garante que 54% de seu time, a nível global, é composto por pessoas com menos de 30 anos. A companhia lhes proporciona oportunidades de aprendizado, treinamento e, claro, desenvolvimento profissional ao longo de sua carreira.

Por último, em termos de Governança, a Atento é signatária do Pacto Global de Direitos Humanos da ONU e implementou uma política de integridade que inclui guia anticorrupção.

Sobre a Atento

A Atento é a maior provedora de serviços de gestão de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios (“CRM BPO”) da América Latina e uma das principais provedoras do mundo. A Atento também é um dos principais provedores de serviços de CRM BPO de nearshoring para empresas que operam nos Estados Unidos. Desde 1999, a empresa desenvolve seu modelo de negócios em 14 países, onde emprega aproximadamente 150.000 pessoas. A Atento conta com mais de 400 clientes aos quais oferece uma ampla gama de serviços de CRM BPO por meio de múltiplos canais. Os clientes da Atento são principalmente empresas multinacionais líderes em setores como telecomunicações, serviços bancários e financeiros, saúde, varejo e administração pública, entre outros. As ações da Atento são negociadas sob o símbolo ATTO na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Em 2019, a Atento foi eleita uma das 25 melhores empresas multinacionais do mundo e uma das melhores multinacionais para se trabalhar na América Latina pelo Great Place to Work®. Além disso, em 2021, o Everest nomeou a Atento como uma “star performer”. O Gartner nomeou a empresa por dois anos consecutivos como líder em seu Quadrante Mágico, a partir de 2021. Para mais informações, visite www.atento.com.

Contatos para imprensa

Weber Shandwick

atentobrasil@webershandwick.com

Paula Boracini – (11) 98415-0314 | pboracini@webershandwick.com

Tags

Twitter LogoTwitter Linkedin LogoLinkedin Atento Live LogoAtento Live
Atento Live LogoAtento Live