A inovação está no centro da estratégia da Atento e é um conceito que não está
apenas no discurso, mas que é, sim, colocado efetivamente em prática.

Esse investimento em práticas inovadoras foi chancelado, em 2020, com a conquista da ISO 56002, que nos certificou como a primeira empresa do nosso setor no mundo com este selo - que destaca companhias com práticas consolidadas de gestão de inovação. 

A partir do nosso hub de inovação, sediado na América Latina (Brasil), incrementamos nossas capacidades e provemos aos clientes ofertas disruptivas para aprimorar, cada vez mais, a experiência dos consumidores, bem como potencializar sua performance e resultados.

Com a união de recursos próprios e parcerias estratégicas, criamos um ambiente colaborativo e aberto para troca de conhecimento e fomento de novas ideias para a criação de projetos e soluções únicas para nosso mercado. Seguimos avançando e, atualmente, este hub possui diversas iniciativas tanto no desenvolvimento de soluções evolutivas quanto disruptivas.

Entre as iniciativas da companhia, destacamos:

1. Atento Next

Este é o nosso programa de aceleração de startups, que visa alavancar nossos processos de inovação, gerando novas linhas de negócio e produtos, além de nos aproximar de empresas que já nasceram digitais. Com a Atento Next, incorporamos ao nosso dia a dia a visão dessas empresas, que já nasceram na era da experiência.

2. O programa Open Innovation

Na Atento, acreditamos que a inovação não é resultado do trabalho de uma única área ou, necessariamente, está ligada somente a tecnologia. Assim, o objetivo deste programa é estimular os nossos colaboradores a pensarem de forma inovadora, captando ideias que possam gerar projetos e melhorias nas operações. Por meio de uma plataforma gamificada, todos colaboradores podem participar contribuindo com ideias que são convertidas em pontos e em recompensas.

3. Brand Personas Conversacionais

Desenvolvemos uma metodologia exclusiva para a criação de brand personas conversacionais em empresas de diversos segmentos. Com essa iniciativa, traçamos a identidade da marca através de um perfil fictício com foco nos valores, cultura da empresa e as necessidades de seus consumidores. Tudo isso com o objetivo de auxiliar a comunicação em interfaces como URA, chatbot e WhatsApp, de forma que, durante um atendimento em um desses canais, o usuário possa visualizar a personificação da companhia.

4.Stressômetro

Uma ferramenta exclusiva da Atento, baseada em Inteligência Artificial e Data Science. Esse recurso identifica e categoriza reclamações feitas nos mais variados canais, tanto por texto quanto por voz, criando uma espécie de ranking com os consumidores que estão mais estressados e demandam maior atenção, direcionando as chamadas para um contato humano proativo e prevenindo que a situação tome proporções maiores.

Para nós, integrar percepções diferentes e tirar o melhor de cada uma delas é enriquecedor para qualquer projeto. Por isso, incentivamos esse conceito entre nossos colaboradores, em nossas rotinas e processos internos, tanto no ambiente físico quanto no digital, utilizando recursos tecnológicos de ponta.