Ir al contenido principal
Botón de búsqueda

A tecnologia de RPA reduz em até 90% os custos com a gestão de recibos bancários

  • Segundo a Gartner, as receitas geradas por softwares de automação de processos robóticos (RPA) em nível mundial chegarão durante este ano a 1,89 milhões de dólares, o que supõe um aumento de 19.5% desde 2020
  • A Atento conseguiu administrar mais de 90.000 recibos em 2020 para um de seus clientes do setor imobiliário usando tecnologia RPA e reduzindo em 90% seus custos administrativos

 

SÃO PAULO, 24 de fevereiro de 2021 – A Automação Robótica de Processos (RPA) surgiu no cenário da gestão da informação como uma tecnologia que permite obter melhores resultados usando menos recursos. Segundo a Gartner, as receitas geradas por softwares com esta tecnologia, em nível mundial, chegarão durante este ano a 1,89 milhões de dólares, o que supõe um aumento de 19.5% desde 2020.

A tecnologia RPA apresenta grandes vantagens, tanto do ponto de vista da produtividade, quanto com relação à escalabilidade no uso de recursos ou no cumprimento de normas. Exatamente nesse último ponto, o cumprimento de normas, essa tecnologia tem começado a conquistar cada vez mais espaço. Nos últimos anos surgiram soluções de RPA para garantir o cumprimento legal dos contratos associados a cada empresa, administrar adequadamente a relativa documentação e a relação entre empresas contratantes e prestadores de serviços. Nesse sentido, o setor imobiliário tem sido um dos maiores beneficiados com essa nova tecnologia.

A Atento, juntamente com seus parceiros Abbyy, Blue Prism e UiPath, presta serviços de desenvolvimento e implementação dessas tecnologias para eliminar a carga repetitiva e rotineira de trabalho que agrega pouco valor aos negócios. Nesse contexto, setores como o imobiliário ou bancário têm de lidar com uma ampla variedade de desafios que afetam suas rotinas. Os departamentos financeiro e administrativo são algumas das principais áreas que requerem esse tipo de automação. Da emissão de remessas e sua posterior conciliação à extração de informações, permite classificar os tipos de débitos, assim como associá-los ao imóvel através da sua referência cadastral.

É isso o que a Atento tem feito no setor imobiliário, conseguindo administrar mais de 90.000 recibos usando essa tecnologia, frente aos 30.000 recibos que podem ser administrados sem essas ferramentas, e reduzindo drasticamente, em cerca de 90%, os custos gerados ao realizar essa tarefa com um BPO tradicional.

“Na Atento ajudamos nossos clientes a utilizar a tecnologia RPA de forma rápida e útil. Além disso, combinada com tecnologias como reconhecimento óptico de caracteres e OCR, ela nos permite analisar, verificar e validar os documentos, de uma simples nota a um documento de compra e venda, ou os próprios contratos. Nossa geração de valor nessa área é 360º, pois automatizamos a digitalização de dados, conseguimos extrair informações-chave dos documentos, e além disso podemos posteriormente processar esses dados para tornar os processos mais eficientes através da tecnologia RPA”, comentou Eduardo Aguirre, Diretor de Transformação da Atento.

 

Automação e robôs para agilizar a gestão e conciliação de recibos

A funcionalidade do robô vai muito além de assumir tarefas rotineiras e enfadonhas como o download de arquivos, a coleta de dados e seu processamento no ERP, e a Atento tem conseguido dotá-lo da

capacidade de obter informações valiosas, como a referência cadastral ou o motivo do débito, atribuindo assim uma lógica diferente para cada caso.

Nos últimos anos, segmentos como o setor imobiliário têm acelerado seu nível de investimento em tecnologia para adaptar-se ao atual cenário de transformação digital e enfrentar os novos desafios. Onde antes uma equipe dedicava grande parte do seu trabalho à manipulação de documentos físicos, por exemplo, a otimização e digitalização de processos representa um antes e um depois. Já não é viável ter um ou vários membros de uma equipe ocupados com tarefas que podem ser realizadas de forma automática.

“Tecnologias como RPA supõem a automação de tarefas simples, repetitivas e de pouco valor agregado, pois elas permitem, além de otimizar recursos, sermos mais competitivos e reduzirmos os tempos de reação para a tomada de decisões, facilitando o acesso em tempo real à documentação gerada por ativos, clientes, usuários”, concluiu Eduardo Aguirre.

Sobre a Atento

A Atento é um dos cinco maiores fornecedores globais de serviços de gestão de relacionamento com o consumidor e terceirização de processos de negócios para empresas que operam nos Estados Unidos. Desde 1999, a companhia desenvolveu seu modelo de negócios em 13 países com uma força de trabalho de 150 mil colaboradores. A Atento possui mais de 400 clientes para os quais oferece uma ampla gama de serviços de CRM / BPO por meio de múltiplos canais. Seus clientes são empresas multinacionais líderes nos setores de tecnologia, digital, telecomunicações, finanças, saúde, consumo e administração pública, entre outros. Possui negociações da ATTO na Bolsa de Valores de Nova York. Em 2019, a Atento foi reconhecida pelo Great Place to Work® como uma das 25 Melhores Multinacionais para Trabalhar do Mundo e como uma das Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina. Para mais informações www.atento.com

Contatos para imprensa

Weber Shandwick

atentobrasil@webershandwick.com

Fernanda Araujo – 3021-0200 | faraujo@webershandwick.com

Paula Boracini– 3027-0200 | pboracini@webershandwick.com

Tags

Twitter LogoTwitter Linkedin LogoLinkedin Atento Live LogoAtento Live
Atento Live LogoAtento Live