Ir al contenido principal
Botón de búsqueda

Estudo encomendado pela Atento mostra que gerenciamento de gerações, inovação e conectividade estão entre as tendências para os próximos anos

  • Em parceria com a Inova Consulting, companhia líder em gestão de experiência do cliente, estudo apresenta as principais tendências para o setor nos próximos anos.
  • Habilidades para modelos de negócios vencedores, análise de mudanças no comportamento humano e a atuação dos gestores são alguns dos fatores de mais destaque.

SÃO PAULO, 13 de janeiro 2022 – O bom gerenciamento de diferentes gerações, a adoção da inovação e adaptação à era da conectividade estão entre as principais estratégias para modelos de negócios vencedores nos próximos anos. Foi o que revelou a pesquisa “Global Tends for Business”, encomendada pela Atento S.A., empresa líder de serviços de relacionamento com o cliente e terceirização de processos de negócio (CRM/BPO) na América Latina e um dos cinco maiores provedores em nível mundial. O estudo revela as principas tendências em modelo de negócios e gestão de empresas no mercado atual. Material pode ser lido na íntegra em e-book publicado no site da companhia.   

“Estamos falando de uma mudança profunda no comportamento humano, mais conectado, com impactos diretos nos negócios, nas empresas e no modo como os seus gestores atuam. Desenvolvemos o “Global Trends for Business” para apoiar os nossos clientes e empresas neste movimento e ajuda-los a prover a melhor experiência aos consumidores e com os melhores resultados”, afirma Maurício Castro, diretor de Marketing e Transformação de Negócios da Atento no Brasil.  

Segundo o executivo, a Atento está totalmente conectada a estas tendências e pronta para apoiar seus clientes neste sentido.  “O DNA inovador da Atento nos instiga constantemente a buscar novas soluções para o mercado. A pesquisa é o resultado do nosso foco em antecipar as necessidades de nossos clientes e oferecer as melhores soluções em customer experiencie e os melhores resultados de negócios. A  boa gestão de um time diverso, aliado à boas práticas de ESG e a solidez de uma multinacional com cultura de startup colocam a Atento à frente no mercado,” complementa Castro.

Entre os exemplos estão a política de diversidade e inclusão da companhia, amplamente reconhecida pelo mercado; a implantação de uma cultura voltada à inovação, com a criação de um Hub de Inovação, cujas iniciativas garantiram a conquista da certificação ISO 56002 de gestão de inovação;  programas de capacitação e mentoring, visando a atualização permanente de todos; o uso de tecnologias avançadas de Inteligência Artificial, Data Science, automação, machine learning, chatbots em suas soluções; uma área exclusiva de Consultoria de Customer Experience;  entre outros.

Desenvolvido em parceria com a Inova Consulting – empresa global, com matriz no Brasil e presença na Europa e EUA, que atua na consultoria e treinamento de futuro, tendências e inovação – o relatóro analisa o impacto de um mundo mais conectado no comportamento humano, nas empresas e, consequentemente, na atuação de seus gestores.

Entre as principais tendências para os negócios apontadas pelo estudo estão:

  1. Gerações: A cada dez anos surge uma nova geração com novos interesses, perspectivas, atitudes e valores. A busca de um legado que gera resultados e o movimento crescente de capitalismo consciente reforça a tendência de que empresas com propósito terão mais sucesso. Além disso, com o aumento da expectativa de vida e, consequentemente, da permanência mais longeva de profissionais no mercado de trabalho, a capacidade de gestão de times diversificados é um fator crítico de sucesso.
  2. Lifelong Learning: A crescente busca por profissionais com domínio de competências emocionais e de gestão ganha destaque. Metodologias ativas em que o aluno assume papel principal no ato de se capacitar, juntamente com o suporte das tecnologias educacionais (edutech), se apresentam como o caminho claro para o futuro. Neste contexto, cabe a cada indivíduo buscar, de forma regular e permanente, a atualização de conhecimento, visando a sua evolução constante.
  3. Inovação: Está comprovado que as iniciativas de sucesso são aquelas que olham para fora, identificam cenários e tendências e, com esse conhecimento, desenvolvem iniciativas alinhadas com o que os mercados solicitam. Isso é inovar! Por isso, construir, fortalecer e disseminar uma Cultura de Inovação é o que fará a diferença entre as empresas que sobreviverão. Imporante destacar que, mais do que tecnologias ou produtos, a inovação é uma disciplina empresarial com a capacidade de transformar o ecossistema e os negócios, responsabilidade de todos, independente de função hierárquica.
  4. Gestão Bottom Up: Descentralizada e colaborativa, empodera quem está na linha de frente do négocio. Baseada em um modelo de mentorias, reduz níves hierárquicos reincentiva a inovação e a criatividade nos negócios. As empresas do presente e do futuro que têm uma cultura abrangente de empoderamento são capazes de reter mais talentos, servir melhor os clientes e entregar mais resultados.
  5. Mindset Startup: Adotar um mindset inspirado nas startups é adotar práticas, políticas e processos que, pela sua flexibilidade, conseguem corrigir rotas e caminhos de forma a não prejudicar a empresa em momentos delicados, ou que potencializem os resultados. Pessoas, processos, projetos, decisões, departamentos, todos alinhados por uma flexibilidade crescente e que atuem em grupo de forma ágil, são os pilares de uma cultura e de uma mentalidade orientadas ao futuro.
  6. Globalização: A globalização é a junção de vários aspectos que unem civilizações de diferentes cantos do globo. Os principais fatores que caracterizam a formação da globalização são a economia, a cultura e a informação. Um mundo sem fronteiras, promovido pela intersecção do mundo físico com o digital, é talvez a maior consequência da globalização, ampliando a capacidade de fazer circular bens, pessoas e conhecimento no mundo. Acessar informação, indivíduos ou empresas hoje é fácil e proporciona maior velocidade na tomada de decisão empresarial.
  7. Digitalização: No momento atual, tudo caminha para uma postura mais digital, reduzindo a utilização de recursos físicos e melhorando performances e capacidade de resposta.  A Digitalização é hoje uma nova abordagem estratégica dos negócios em um mundo conectado e globalizado. Empresas que não adotarem um mindset digital terão grandes dificuldades em sobreviver.
  8. Sustentabilidade: Sustentabilidade é a palavra de ordem nas iniciativas empresariais e políticas que influenciam as mudanças no comportamento e ações em diversas áreas. As próprias políticas governamentais, que cada vez mais proporcionam incentivos para iniciativas sustentáveis e ações em prol do meio ambiente, bem como a promoção e exigência na redução de resíduos, ocuparão espaço crescente nas agendas mundiais.

Acesse a íntegra do estudo em https://mailchi.mp/atento.com/e-book-gtfb.

Sobre a Atento

A Atento é um dos cinco maiores provedores em nível mundial de serviços de gestão de relacionamentos com clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO), e líder na América Latina. A Atento também é uma provedora líder de serviços CRM/BPO nearshoring para empresas que desenvolvem suas atividades nos Estados Unidos. Desde 1999, a empresa tem desenvolvido seu modelo de negócios em 14 países, está presente na Espanha, e conta com um plantel de 150.000 funcionários. A Atento conta com mais de 400 clientes para os quais presta uma ampla gama de serviços CRM/BPO através de vários canais. Seus clientes são empresas multinacionais líderes em setores como Tecnologias, novas empresas digitais, Telecomunicações, Finanças, Saúde, varejo e administração pública, entre outros. As ações da Atento são negociadas sob o símbolo ATTO na Bolsa de Valores de Nova York (New York Stock Exchange). Em 2019, a Atento foi reconhecida pela Great Place to Work® como uma das 25 Melhores Multinacionais para Trabalhar no Mundo, e como uma das 25 Melhores Multinacionais para Trabalhar na América Latina. Para obter mais informações, acesse www.atento.com

Contatos para imprensa

Weber Shandwick

atentobrasil@webershandwick.com

Mariana Rezk3021-0200 | mrezk@webershandwick.com

Paula Boracini – (11) 98415-0314 | pboracini@webershandwick.com

Tags

Twitter LogoTwitter Linkedin LogoLinkedin Atento Live LogoAtento Live
Atento Live LogoAtento Live