Atento é a primeira empresa do setor no Brasil a conquistar a ISO 26000

  •  A norma internacional (ISO 26000) reconhece companhias com práticas consolidadas em gestão de Responsabilidade Social
  •  Comprovando a excelência em seus processos, a companhia tem seus sistemas de gestão recertificados em atendimento à ISO 9001, norma internacional de Gestão da Qualidade e NBR 16001, norma nacional de Gestão da Responsabilidade Social.

São Paulo, abril de 2022 – A Atento, empresa líder de serviços de relacionamento com o cliente e terceirização de processos de negócio (CRM/BPO) na América Latina e um dos cinco maiores provedores em nível mundial, conquistou a declaração de aderência aos requisitos da ISO 26000, norma internacional de práticas consolidadas em gestão de Responsabilidade Social. A empresa foi a primeira em seu setor no Brasil a ser reconhecida com este feito.

“Estamos muito orgulhosos em sermos pioneiros nesta avaliação independente. Buscamos constantemente implantar as melhores práticas e políticas do mercado em diversas áreas, mas ser a primeira empresa do Brasil, em nosso setor, a receber a aderência aos requisitos da norma internacional ISO 26000 é mais uma demonstração de nosso forte compromisso com as práticas sociais, inclusão e diversidade”, afirma Marcelo Alves, Vice-Presidente de Shared Services & Excelência Operacional da Atento Brasil.

Além disso, a companhia teve seus sistemas de Gestão da Qualidade e de Responsabilidade Social recertificados nas normas ISO 9001 (norma internacional) e NBR 16001 (norma nacional), que são aderentes às políticas da Qualidade e de Responsabilidade Social da empresa.

Para conquistar as certificações e adesão à norma, a empresa demonstrou uma importante evolução nos processos de gestão de qualidade na prestação de serviços, governança, direitos humanos, práticas de trabalho, gestão ambiental, práticas leais de operação, questões relativas ao consumidor, envolvimento e desenvolvimento da comunidade e atendimento à legislação vigente. Entre as diversas políticas promovidas pela companhia, destaque para as de incentivo à diversidade e inclusão LGBTI+, equidade de gênero e racial e de Pessoas com Deficiência.

“A Atento tem muitas unidades espalhadas por todo Brasil e, por isso, é importante o olhar para todos os processos de forma gerencial, garantindo que sejam realizados de forma equivalente em todos os locais onde atua”, completa o executivo.

Sobre as certificações

A ISO 26000 foi publicada em novembro de 2010 com Diretrizes sobre Responsabilidade Social, com lançamento em Genebra, Suíça. A norma afirma que a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente.

A NBR16001 foi criada em 2004. Baseada na norma internacional ISO 26000, certifica empresas que formulem e implementem, sistematicamente, políticas que levem em consideração a RSC. A norma é aplicável em todos os tipos de organização.

A ISO 9001 é uma certificação internacional que funciona como um instrumento para ajudar as empresas a encontrarem e padronizarem seus processos, buscando sua melhoria contínua, permitindo assim que os negócios cresçam e mantenham um padrão de qualidade.

Sobre a Atento

A Atento é a maior provedora de serviços de gestão de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios (“CRM BPO”) da América Latina e uma das principais provedoras do mundo. A Atento também é um dos principais provedores de serviços de CRM BPO de nearshoring para empresas que operam nos Estados Unidos. Desde 1999, a empresa desenvolveu seu modelo de negócios em 14 países, onde emprega aproximadamente 150.000 pessoas. A Atento conta com mais de 400 clientes aos quais oferece uma ampla gama de serviços de CRM BPO através de múltiplos canais. Os clientes da Atento são principalmente empresas multinacionais líderes em setores como telecomunicações, serviços bancários e financeiros, saúde, varejo e administração pública, entre outros. As ações da Atento são negociadas sob o símbolo ATTO na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Em 2019, a Atento foi eleita uma das 25 melhores empresas multinacionais do mundo e uma das melhores multinacionais para se trabalhar na América Latina pelo Great Place to Work®. Além disso, em 2021, o Everest nomeou a Atento como uma “estrela performer”. O Gartner nomeou a empresa por dois anos consecutivos como líder em seu Quadrante Mágico a partir de 2021. Para mais informações, visite www.atento.com

Contatos para imprensa

Weber Shandwick atentobrasil@webershandwick.com
Mariana Rezk – 3021-0200 | mrezk@webershandwick.com
Paula Boracini – (11) 98415-0314 | pboracini@webershandwick.com

Linkedin LogoLinkedin Atento Live LogoAtento Live

CX Magazine

Nova edição

White paper

Descubra o futuro da experiência do cliente com IA