Mês das mulheres na Atento

Confira as ações programadas para o mês de março e demais iniciativas realizadas de forma permanente na Companhia

Em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens, inicialmente com um foco mais direcionado à igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta pela inclusão, respeito e equidade social.

Na Atento, as mulheres são a maioria e dão um show em todas as áreas, principalmente nos cargos de liderança. Somente no Brasil, mais de 70% do quadro de colaboradores é composto por pessoas do gênero feminino e elas ocupam mais da metade dos cargos de liderança.  Um fato muito relevante é que empregamos mais mulheres do que homens em todos os países em que atuamos.

Os números são expressivos e motivo de muito orgulho. Acreditando na equidade, buscamos o acolhimento e reconhecimento das mulheres como parte da transformação cultural. Por isso, a Companhia realiza ações contínuas para esse público,  como o Canal Dona Lila, criado para acolher e apoiar qualquer pessoa em situação de violência doméstica e familiar; o Programa Mamãe Nota 10, que provê a assistência de qualidade para gestantes, incluindo palestras, kits com vitaminas e itens que complementam o enxoval do bebê e o Atento por Elas, que promove bate-papos abertos, entre executivas e meninas em idade escolar, como forma de incentivo para que elas alcancem seus objetivos profissionais.

Também são realizadas uma série de ações que promovem a disseminação de conteúdo e o debate sobre inclusão e equidade, entre todos os públicos, com o apoio de grupos de aliados. Entre estes grupos, temos um específico para o tema de Gênero, que busca expandir a consciência sobre a equidade dentro da companhia, trazendo mais visibilidade ao assunto, por meio da realização de eventos e com um canal exclusivo no Instagram (@vozespelaequidadeatento). E temos os DNA Talks, que são rodas de conversa abertas a todos os colaboradores, que procuram sempre trazer os mais variados assuntos, sem barreiras.

Para a Atento, a informação é a melhor forma de prevenção de qualquer tipo de situação indesejada. No caso das mulheres, também é necessário orientá-las sobre como agir em situações de assédio e realizar campanhas para esclarecer sobre o ciclo de violência que pode cercá-las. Uma empresa que não oferece nenhum tipo de apoio para mulheres que foram expostas à violência ou que não reconhece a necessidade de inclusão e equiparação desse público, dificilmente conseguirá protegê-las ou incluí-las em um nível maior de equidade. Nesse sentido, promovemos anualmente campanhas de esclarecimento ao combate da violência doméstica e contamos com canais internos como a Ouvidoria e o Canal de Denúncia, para o acolhimento de situações de assédio ou conflito.

Neste ano, para marcar o mês em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres, comemorar as conquistas e reforçar a importância de continuar a luta, durante todo mês de março, a Atento irá realizar diversas ações relacionadas à mulher. Confira:

  • Publicações nas mídias oficiais da Companhia, sobre os temas: vulnerabilidade, sororidade, rede de apoio, a luta pelo controle do corpo, atendimento do SUS para mulheres LGBTI+ e estereótipos que a mulheres 50+ carregam.
  • DNA Talks sobre o tema mulheres e suas vulnerabilidades.
  • Papo de Saúde abordando sobre saúde mental e física da mulher.
  • E faremos o sorteio de uma bolsa de pós graduação e uma bolsa de um curso livre para todas as mulheres que participarem de um bate-papo promovido em parceira com a Descomplica.

Compartilhe

Linkedin LogoLinkedin Atento Live LogoAtento Live

O parceiro Nearshore mais competitivo
que oferece CX em espanhol

CX Magazine

Nova edição

White paper

Descubra o futuro da experiência do cliente com IA