Ir al contenido principal
Botón de búsqueda

O Metaverso, uma nova forma de viver e comprar

O conceito de Metaverso ganha cada vez mais força, pois é atraente para milhares de usuários e até mesmo para marcas que planejam sua transformação para chegar a ser competitivas e rentáveis neste novo mundo virtual. O Metaverso pretende melhorar as experiências das pessoas através de uma realidade aumentada que replicará um ambiente, seja real ou imaginário, onde as barreiras ficarão em um segundo plano, e de acordo com a Mundo Fintech, será possível realizar ações que costumamos fazer cotidianamente em nossa realidade como trabalhar, conectar-nos com outras pessoas, jogar e até fazer compras.

Este conjunto de experiências digitais, virtuais, imersivas e tridimensionais será vivido, no citado contexto, por um avatar personalizável que simulará a presença física do usuário no ambiente digital. Através deste personagem, será possível assistir a shows, eventos exclusivos, administrar trâmites com entidades e até fazer compras. Por isso, o cenário do e-commerce vai se deslocar para este novo espaço por meio de pagamentos ativos digitais. De acordo com o portal Bolsamanía, está previsto que a economia do metaverso alcance 13 trilhões de dólares até o ano 2030.

E-commerce

Esta nova experiência virtual pretende levar as pessoas a um mundo totalmente estruturado, onde o usuário poderá visitar salões de diferentes marcas, empresas ou entidades e viver experiências quase como se fosse na vida real. Adicionalmente, este contexto abre constantes oportunidades para novos mercados relacionados com todos os aspectos dos avatares e sua nova vida virtual, isto é, roupas, espaços de trabalho, moradia, lojas, etc. Por isso, oferecer experiências de interação extraordinárias e que sejam o mais parecidas possível com a realidade será o novo desafio do e-commerce.

Adicionalmente, o surgimento do Metaverso sugere mudanças e transformações importantes no mercado das lojas online, pois conforme a IEB-School, qualquer negócio que queira vender no metaverso vai precisar implementar a realidade estendida à sua marca para que os usuários possam provar seus artigos no mundo virtual. Esta mudança também obriga a implementar novas formas de pagamento, como Bitcoin ou Ethereum.

Fintech

Não obstante, ter a possibilidade de comprar e vender artigos e serviços no contexto do Metaverso significa a necessidade de um elemento de valor monetário e o surgimento de uma economia digital. Isto representa um verdadeiro desafio, já que estes movimentos transacionais devem estar tão bem garantidos em termos de segurança como estão na vida real, e inclusive muito mais, já que serão suscetíveis de sofrer ciberataques.

Este elemento indica uma grande oportunidade para o setor fintech, já que impulsionaria ainda mais seu desenvolvimento e sua relação virtual com os clientes, pois é sabido que por causa da COVID-19, este setor avançou de maneira acelerada devido à conjuntura. No entanto, neste cenário do Metaverso, sua oportunidade de crescer por meio da exploração de meios de pagamento é monumental, levando em conta também que não existem obstáculos burocráticos. De acordo com Simas Simanauskas, diretor da ConnectPay, “O mais provável é que os usuários simplesmente queiram comprar com seus cartões ou outros métodos conhecidos. O elemento de familiaridade será crucial, já que os usuários deverão ser capazes de reconhecer um fornecedor de métodos de pagamento antes de confiar-lhe detalhes de transações delicadas.”

Marketing

Assim como é importante gerar e cuidar da experiência transacional do cliente, será vital entregar elementos publicitários afins ao espaço e às novas necessidades do cliente. O marketing se tornará uma ferramenta para gerar experiências imersivas e totalmente informativas, pois o cliente poderá até provar produtos sem sequer sair de casa. Embora a Inteligência Artificial continue mudando elementos do marketing de maneira substancial, o futuro promete desafios emocionantes para este setor.

Na Atento atualizamos diariamente nossas capacidades de Nova Geração para estar em contexto com as exigências de qualquer setor, assim como com as experiências do cliente. Sabemos que a chegada do Metaverso vai revolucionar as formas de interação e, por isso, procuramos fazer com que nossos serviços estejam à altura das inovações tecnológicas, e nos adaptamos à forma pela qual nossos clientes se comunicam para oferecer um serviço e um atendimento inigualáveis. Conhecemos o poder das novas tecnologias com o toque humano, por isso nossas soluções End-to-end CX acompanham o cliente durante todo o ciclo de vida da relação, no intuito de entregar as melhores experiências, enquanto reduzimos custos por meio da combinação de Data Science, Marketing Digital e Inteligência de Mercado.

Linkedin LogoLinkedin Atento Live LogoAtento Live
Atento Live LogoAtento Live