Atento: primeira do setor a conquistar a ISO 56002

A Atento foi a primeira empresa no mundo do setor de relacionamento com o consumidor, e a quarta no Brasil a conquistar a certificação ISO 56002 para empresas com práticas consolidadas de gestão de inovação.

Com base em oito princípios, a norma tem o objetivo de garantir que empresas inovem de forma periódica, sistemática e com foco na criação de valor. Os princípios são: abordagem por processos, realização de valor, direção estratégica, liderança com foco no futuro, adaptabilidade e resiliência, gestão de insights, gestão de incertezas e cultura colaborativa.

Para receber esta certificação, a Atento passou por uma avaliação que detectou as iniciativas que a empresa já tinha na área de inovação e as que seriam necessárias para atender as diretrizes da norma, comprovando um sistema eficiente de gestão de inovação.

O processo de implementação contou com o apoio da PALAS, consultoria pioneira na implementação da ISO 56002 no Brasil, e com os esforços dos colaboradores da Atento. A auditoria de certificação levou cinco meses e foi feita pela QMS, certificadora internacional da Austrália.

Dimitrius Oliveira, presidente da Atento no Brasil, afirma que isso foi importante não só para a empresa, mas para todo o setor. “O processo de adesão foi positivo e muito rápido. Trabalhamos bastante e tivemos apoio dos times para receber essa certificação tão importante e reconhecida no mercado. Estamos fazendo história como a primeira empresa do setor a receber a ISO 56002. Essa conquista nos coloca à frente da concorrência”.

Nesse processo, analisamos tendências que poderiam impactar nosso mercado. Também mapeamos riscos que não se separam do negócio e criamos um funil de inovação, para envolver os colaboradores na busca por ideias e, assim, alavancar a empresa. O maior benefício foi alinhar os níveis operacionais, táticos e estratégicos em uma plataforma digital. Com isso, todos trabalham de forma sincronizada em relação ao propósito de sermos pioneiros no desenvolvimento e implementação da experiência do consumidor.

“Esta conquista reflete o enfoque na inovação. Há cerca de dois anos, esse trabalho se consolidou com a criação da diretoria de Produtos, Transformação e Inovação Global, no Brasil. Hoje, a inovação faz parte da cultura e está entre as prioridades de investimento da empresa. O objetivo é aprimorar a oferta e trazer os melhores resultados para os clientes”, destaca Maurício Castro, diretor da área.

Compartilhe

Linkedin LogoLinkedin Atento Live LogoAtento Live

O parceiro Nearshore mais competitivo
que oferece CX em espanhol

CX Magazine

Nova edição

White paper

Descubra o futuro da experiência do cliente com IA