Back Office – Financiamento de Veículos

Redução do tempo de espera e eliminação de erros durante o processo de financiamento de veículos

Objetivo

Como um dos setores mais fortes dentro do segmento financeiro no Brasil, o processo de financiamentos de veículos representa para os bancos o desafio de reduzir atrasos e erros que ocorrem durante o processamento de grandes volumes de documentos.

Para se destacar entre os players neste setor, esta instituição analisou e concluiu que precisava melhorar os seus processos, reduzir o tempo de backlog e oferecer serviços de maior qualidade.

Estratégia

A Atento desenvolveu uma solução de Back Office de análise de crédito que garante a eficiência na gestão dos documentos e segurança no tratamento de informações dos clientes cujo volume gira em torno de 200 mil processos de financiamento de veículos por ano.

O processo definido em parceria com o banco, tornou a Atento responsável por solicitar toda a documentação necessária para os processos automatizados de empréstimo. Depois de receber os documentos, eles são verificados e registrados em um sistema de gerenciamento eletrônico para a equipe especializada analisar e, posteriormente, emitir os contratos.

Após a aprovação da transação, os contratos são assinados por um representante legal do banco são enviados ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) e cartórios para que o documento do automóvel seja gerado. Ao retornar para a Atento, os documentos do veículo são finalmente encaminhados para o cliente.

Durante toda a análise da documentação até o final do processo, todos os passos podem ser acompanhados pelo cliente por meio de diversos canais como: telefone, e-mail, SMS e chat.

Resultados

- Os serviços de Back Office da Atento incluem sistemas de proteção de informação e antifraude, além de relatórios gerenciais e analíticos para garantir visibilidade total sobre o andamento dos processos em tempo real.
- Em apenas um ano, o banco registrou uma redução de 93% nos erros de processo, redução de 35% no tempo de espera do documento final e o índice de reclamações diminuiu 56%.

Cases relacionados

Solução utilizada