Atento fornece serviço de atendimento ao cliente na língua de sinais.

  • Serviço oferecido para clientes no Brasil já atendeu mais de 15 mil consumidores
  • Modalidade permite que consumidores com deficiência auditiva e surdos tenham atendimento na língua de sinais por meio de videoconferência e chats

 Diversidade e Inclusão estão incorporadas ao DNA e à cultura da Atento, uma das maiores provedoras de serviços de gestão de relacionamentos com clientes e terceirização de processos de negócios (“CRM BPO”) da América Latina. E, acompanhando o crescimento da população com deficiência auditiva no mundo (de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,5 bilhão de pessoas têm algum grau de deficiência auditiva ou surdez), hoje a Atento segue investindo globalmente em serviços que possam oferecer experiências memoráveis de relacionamento também para esse perfil de consumidor.

No Brasil, o atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) é realizado pela Atento desde 2018 por uma operação de bens de consumo, sendo que todos os contratados eram ouvintes prestando atendimento para surdos. Em 2020 foi realizada a contratação de surdos para fazer o atendimento para outros surdos em uma operação do setor financeiro.

Ao todo, mais de 15 mil consumidores foram atendidos pelos agentes da Atento especializados em atendimento por Língua de Sinais. Atualmente, a empresa conta com cerca de 20 colaboradores surdos capacitados para realizar esse tipo de serviço. Além desta modalidade, os profissionais também são preparados para atender pessoas surdas por leitura labial ou por chat.

Esse trabalho conta com a atuação do time de CX Consulting, que realiza estudos para personificar o atendimento para pessoas surdas, com o objetivo de oferecer a melhor experiência possível aos consumidores. O serviço pode incluir atendimento para suporte técnico e sanar dúvidas. Para ser atendido, o deficiente auditivo deve acessar a aba de ‘atendimento em libras’ nos websites das empresas e ‘solicitar atendimento’. No mesmo momento, o sistema transfere automaticamente o pedido para um especialista e inicia a conversa.

“A Atento reconhece a importância de oferecer canais de comunicação inclusivos e acessíveis a todos os públicos. Nosso compromisso em promover a inclusão e a diversidade é refletido em iniciativas como essa, que nos permitem atender as necessidades específicas de pessoas com deficiência auditiva. Estamos orgulhosos de contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária também fora da nossa empresa”, destaca Margarete Yanikian, Superintendente de Comunicação Interna, Ouvidoria e Responsabilidade Social Corporativa.

 

Inclusão de deficientes auditivos no Brasil

No Brasil, os colaboradores da Atento têm a sua disposição um curso, totalmente gratuito, de introdução à Libras (Língua Brasileira de Sinais). Além disso, a Atento Brasil já conta com o símbolo oficial que representa o nome da empresa na língua de sinais, tornando as interações cada vez mais inclusivas em todas as localidades em que a empresa atua. O sinal foi criado de maneira pioneira no mercado de atendimento ao consumidor no Brasil.

Compartilhe

Linkedin LogoLinkedin Atento Live LogoAtento Live

O parceiro Nearshore mais competitivo
que oferece CX em espanhol

CX Magazine

Nova edição

White paper

Descubra o futuro da experiência do cliente com IA