Conselhos de CX

A experiência do cliente se tornou uma vantagem competitiva para as empresas, às vezes, estando acima do valor dado à qualidade de um produto. Por isso, na Atento revelamos uma série de dicas para melhorar essa experiência, que permitirão às empresas, independente do porte, fortalecer seu atendimento.

Para obter o máximo dos canais de atendimento ao cliente, compartilhamos estas dicas úteis:

  1. Cuide da experiência do consumidor e agregue mais valor aos interesses do seu negócio. Por exemplo, fornecendo informações sobre o status de sua compra ou entregando respostas ágeis para as suas questões.
  2. Valorize a qualidade do seu produto ou serviço, sempre levando em consideração as necessidades, expectativas e preferências do consumidor.
  3. Foque nas tendências e preferências do mercado, sem focar nas ações da concorrência.
  4. Inove nas soluções que são disponibilizadas aos usuários. É fundamental saber qual o canal que o cliente de uma empresa mais utiliza e tornar estes canais mais eficientes, principalmente quanto a agilidade e acessibilidade.

Oferecer um bom atendimento pode significar o sucesso do serviço ou produto de uma empresa, por meio de um feedback positivo. Um estudo realizado pela Atento indica que as empresas podem aumentar a produtividade em até 21% com uma estratégia correta de experiência do cliente e até mesmo aumentar em 22 pontos percentuais as taxas de recomendação.

Portanto, as empresas devem prestar mais atenção em:

  1. Canais de relacionamento em tempo real. Como ligações, chats e presenciais.
  2. Outros canais. Como e-mails, feedbacks de chamadas e mensagens de voz.
  3. Oferecer atendimento integral. Canais automatizados devem ser fortalecidos, como sistemas telefônicos automáticos, com soluções pré-estabelecidas, ou serviços que o consumidor pode executar sozinho em aplicativos.
  4. O perfil das pessoas responsáveis ​​pelo atendimento aos seus clientes também deve atender aos mais elevados padrões. A Atento recomenda profissionais com:
  • Experiência mínima de 6 meses trabalhando com indicadores como índices de recomendação, satisfação e resolução no primeiro contato.
  • De preferência com o maior grau de estudos possível.