O impacto da Hiperautomação na experiência do cliente
Por Luiz Gustavo Bueno Lopes, Diretor executivo da Interfile
A transformação digital não é mais mera escolha. Empresas que almejam além do crescimento, a própria sobrevivência, precisam estar comprometidas com essa mudança. Uma peça fundamental dentro desse contexto é a hiperautomação, que está muito além de uma tendência. Mais do que uma única solução de mecanização de tarefas repetitivas, ela envolve automatizar e orquestrar qualquer processo de uma organização ao combinar tecnologias como RPA (Automação de Processos Robóticos), Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning, BPM, entre outras.
A Forrester Research, consultoria norte-americana de pesquisas relacionadas ao impacto da tecnologia nos negócios, estima que até 2025 a hiperautomação irá gerar US$ 13,6 trilhões em benefícios econômicos globais e impulsionar a criação de 26,3 milhões de novos postos de trabalho. No setor do atendimento ao cliente, essa revolução é ainda mais significativa, pois alia eficiência operacional com a capacidade de personalizar e humanizar interações experiência de clientes.
Já reparou como processos que costumavam ser burocráticos e demorados, como abrir uma conta bancária, agendar exames, aprovar empréstimo ou renovar um seguro estão cada vez mais ágeis e precisos? Isso acontece porque muitas etapas já são realizadas de maneira automatizada e esse processo pode ser concluído em minutos, com apenas alguns cliques e realizado de qualquer lugar.
O impacto da hiperautomação na experiência do cliente é evidente. Além de melhorar a eficiência, pois elimina pontos de atrito e possíveis erros, simplifica as jornadas. Um cliente que abre sua conta rapidamente terá a sua experiência mais rápida e satisfatória. Mas, é aqui que entramos em um ponto importante: automatizar processos não elimina a necessidade de contato humano, A automatização otimiza o trabalho das equipes internas, que conseguem focar em interações necessárias, com respostas assertivas, mais empatia e atenção ao cliente.
Em um mercado altamente competitivo, em que as expectativas dos consumidores estão em constante mudança, a capacidade de adaptação rápida é crucial. Se uma empresa não consegue oferecer soluções imediatas e integradas, corre o risco de perder clientes para concorrentes mais ágeis. A integração de front e backoffice é fundamental para garantir que o cliente tenha uma experiência consistente e fluida, independentemente do ponto de contato.
A hiperautomação oferece às empresas uma oportunidade única de elevar a experiência do consumidor, combinando eficiência, personalização e agilidade. Por aqui, estamos comprometidos em continuar liderando essa transformação, apoiando nossos clientes a se tornarem agentes de mudança em seus setores, com uma abordagem verdadeiramente digital e humana. Afinal, inovar é simplificar e a verdadeira revolução está em oferecer soluções que façam a diferença na vida de pessoas.
Compartilhe