Um novo RH é necessário

Por Ana Marcia Lopes, vice-presidente de Recursos Humanos, Responsabilidade Social e Ouvidoria da Atento Brasil

A Atento é feita de pessoas. Somos aproximadamente 70 mil colaboradores com desejos e anseios que mudam constantemente. Ao longo do tempo, as pessoas se transformam e isso nos leva a repensar, além das mudanças que os consumidores ditam, na maneira como nos relacionarmos com as nossas pessoas e a necessidade de construirmos um ambiente diverso, acolhedor e de desenvolvimento.

Um dos conceitos que mais tem se destacado neste sentido é o de Employee Experience. Do mesmo modo que as empresas do mundo todo investem em Experiência do Consumidor, ou Customer Experience, surge a necessidade de olhar para dentro de casa, de pensar a experiência que cada profissional tem dentro do seu ambiente de trabalho.

Esse investimento, que já é uma regra aqui na Atento, nos traz retornos tanto no sentido de pessoas, de construirmos condições adequadas e entregarmos experiências valiosas de trabalho aos nossos profissionais, quanto do ponto de vista de negócios. Está claro para nossos profissionais que eles são parte integrante da nossa companhia, essenciais para a nossa estratégia. A partir do momento que nós entregamos a melhor experiência de trabalho aos nossos colaboradores, eles transmitem esse sentimento no contato com os consumidores, espalhando jornadas positivas.

O cuidado com a experiência do colaborador acontece desde o momento em que ele é um candidato, nos processos seletivos. Desde 2016, investimos em automação e digitalização nos processos de recrutamento e seleção, por exemplo, e continuamos evoluindo. Essa mudança só nos trouxe benefícios, porque tornamos as etapas mais rápidas, dinâmicas e efetivas, tanto para nós quanto para o próprio profissional.

Mudanças em gestão e processos organizacionais também aconteceram nos últimos anos e foram aceleradas pelo atual cenário mundial. Surge a necessidade de modelos, que sejam à distância e eficientes ao mesmo tempo. Plataformas de comunicação online têm nos ajudado a engajar as equipes e mantê-las integradas para garantir que não tenha nenhum impacto nos atendimentos e seus resultados. Ainda nessa linha, o trabalho remoto, por exemplo, se mostrou muito positivo.  Sem dúvida são aprendizados que deverão permanecer na companhia.

Assim como atuamos com os consumidores de nossos clientes, toda a rotina do nosso colaborador é estruturada como uma jornada, que precisa de cuidado e personalização, do primeiro ao último momento em que ele está na empresa.  O nosso segredo de sucesso é a satisfação de nossos colaboradores!