Adoção de IA em Escala vs. Maturidade de Inovação. Como transformar sinais de mudança em Mainstream?
Por Bruno Pavani, Head de Inovação
A adoção IA em escala está se tornando um fator crítico para o sucesso. Mas o que muitos ainda subestimam é a necessidade de maturidade nos processos de inovação, fala sobre sua cultura.
Segundo o relatório da Gartner, 40% das empresas estão equilibrando crescimento e lucratividade, apenas 21% adotam estratégias agressivas de com IA. As que conseguem escalar rapidamente têm chance 1.5x maior de lançar produtos antes de seus concorrentes. Isso mostra a relação entre a velocidade na adoção de IA vs à maturidade em inovação.
A pesquisa do Gartner ainda enfatiza que, empresas que ainda estão em estágios iniciais, são 2x mais propensas a ficarem para trás.
Acelerar a #Inovação de IA e Atingir #Resultados Rápidos:
1. Comece Pequeno, Escale Rápido: Identifique casos de uso simples onde a IA pode gerar ganhos rápidos. Esses “quick wins” não só criam confiança nas equipes, como também geram resultados mensuráveis rapidamente.
2. Invista em Capacitação e Aprendizado Contínuo: A priorização do aprendizado é crítica. Treinamentos para as equipes entenderem como integrar IA nos fluxos de trabalho e capacite as lideranças para tomar decisões baseadas em novos paradigmas.
3. Integre IA nos Processos-Chave: Utilize IA para otimizar áreas críticas, 56% das empresas líderes que investem estrategicamente em IA conseguem superar significativamente as expectativas.
4. Foque na hashtag#UX: A IA precisa gerar resultados que se alinhem com as necessidades reais dos usuários. Para isso, use engenharia de prompts e técnicas de personalização que entreguem resultados mais intuitivos e contextualizados. A curva de adoção é o segredo do sucesso.
5. Forme hashtag#Parcerias Estratégicas: Nem toda empresa precisa desenvolver IA do zero. Parcerias com provedores de IA e plataformas líderes podem acelerar o tempo de implementação. A famosa agenda do Build or Buy. Tenha uma visão madura de sua capacidade de inovar e trabalhar em ecossistemas.
hashtag#IA não é apenas sobre automação ou ganho de produtividade, aprendemos aqui que ela deve ser uma ferramenta de transformação completa.
Vejo que o futuro não se trata apenas de usar IA, mas de amadurecer seus processos de inovação para que a IA seja um verdadeiro catalisador de crescimento.
Foque em outcomes claros e tangíveis, e, acima de tudo, promover um aprendizado contínuo e rápido.
Como dizemos aqui na Atento “technology with human touch”