Dia Mundial da Água: Atento promove o uso consciente dos recursos hídricos

Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover o uso racional deste recurso tão essencial à vida, porém esgotável. Só no Brasil, quase 35 milhões de pessoas (16,3%) não têm acesso à água potável e cerca de 100 milhões (46%) não dispõem de rede de coleta de esgoto, conforme apontou um relatório divulgado pelo Instituto Trata Brasil (ITB), em 2022.

Esse cenário exige ações urgentes da classe política, sociedade e meio empresarial para projetar uma situação mais saudável para as gerações futuras. Nesse sentido, o cuidado com o meio ambiente é um importante pilar da estratégia de ESG da Atento, que estabeleceu objetivos de preservação ambiental para melhorar a gestão de resíduos, otimizar sua eficiência energética, promover uma economia circular e alcançar a neutralidade de carbono até o ano 2030.

Para isso, a companhia conta com uma política global de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança Social, em que as bases e diretrizes devem ser respeitosas com o planeta e alinhadas com os demais compromissos da organização. Toda estratégia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 das Nações Unidas, suportando o alcance de maiores ambições globais por meio de ações locais.

No que diz respeito ao consumo de água, de 2020 a 2021, a Atento registrou uma redução de mais de 40%.  Confira mais algumas conquistas e iniciativas adotadas*: 

  • Redução no consumo de água 2022: 228.775 m3.
  • Reservatório para águas pluviais, utilizada em descargas sanitárias e irrigação de jardins no site Zona Leste, em São Paulo e no site Del Castilho, no Rio de Janeiro.
  • Poço artesiano no site de Santana (SP). A água proveniente do poço é usada para sanitários, tanques, jardins e torneiras em geral, com exceção de torneiras nas áreas de break e em bebedouros por se tratar de água não potável. É possível mensurar a economia dessa água em 9.313m3.
  • Torneiras automáticas com temporizador e redutor de vazão em todos os sanitários, além de bacias com caixa acoplada de baixo volume.

A Companhia também tem o compromisso de engajar os colaboradores para que eles adquiram hábitos de vida e consumo mais respeitosos com o meio ambiente. Isso tem sido alcançado com uma comunicação constante e campanhas de conscientização relacionadas ao meio ambiente, reciclagem, água ou terra. “Aqui na Atento aproveitamos a data para reforçar a importância do maior bem natural do planeta. Vamos consumir com consciência. Somos todos responsáveis por preservá-la”, afirma André Bresciani, Diretor Global de Infraestrutura da Atento.

Por isso, te convidamos a mudar os seus hábitos e a reduzir o consumo no seu dia a dia, com algumas dicas:

  1. Feche a torneira enquanto não estiver usando, assim, você economiza até três litros de água ao escovar os dentes e 10 litros enquanto faz a barba. Já durante o banho, a economia pode passar dos 90 litros. 
  2. Ao lavar verduras, legumes e frutas, coloque uma tigela embaixo da torneira. Dessa forma, você evita o desperdício, utilizando a água guardada para outras finalidades. 
  3. Na hora de lavar as louças, ensaboe e depois enxágue tudo de uma vez só.  
  4. Acumule uma boa pilha para lavar todas as roupas em uma única vez. Depois, retire a mangueira de vazão do cano para desviar o fluxo para um balde e, assim, conseguir reaproveitar a água em uma outra lavagem ou para lavar o quintal. 
  5. Quando for reformar o banheiro, opte pela caixa acoplada, que é mais econômica, e no dia a dia nunca jogue o papel, o absorvente e lixos diversos no vaso sanitário.  
  6. Evite usar mangueiras. Para lavar o quintal e a calçada, use a vassoura e o balde; para regar as plantas, um regador é sempre a melhor opção; já para lavar o carro, opte pela lavagem a seco, utilizando um balde e um pano umedecido.

 

*Dados referentes à Atento Brasil

Compartilhe

Linkedin LogoLinkedin Atento Live LogoAtento Live

O parceiro Nearshore mais competitivo
que oferece CX em espanhol

CX Magazine

Nova edição

White paper

Descubra o futuro da experiência do cliente com IA