ATENTO CYBERSECURITY

Por que o tema cibersegurança é tão importante?

A tecnologia da informação, telecomunicações, juntamente com a segurança da informação, em suas várias formas são parte integrante do crescimento do modelo econômico, bem-estar social, segurança e competitividade global. Sua importância foi claramente evidenciada durante a pandemia do COVID-19, onde as pessoas dependeram delas para trabalhar e socializar-se. Além disso, permitiu o avanço do home office e de outras práticas de trabalho remoto, como espaços colaborativos e compartilhados.

Porém, com toda essa evolução digital, Redes de comunicações e sistemas corporativos têm se tornado alvo constante de ataques cibernéticos e a estimativa é que a frequência desses crimes continue aumentando à medida que novos e mais sofisticados ataques estão surgindo.  prejuízo causado por crimes dessa natureza deve chegar a US$ 8 trilhões em 2023, tornando o cibercrime a terceira maior economia do mundo. Dados da Cybersecurity Ventures mostram que esses crimes terão crescimento de cerca de 15% até 2025.

As medidas de segurança cibernética são concebidas para combater ameaças contra sistemas de aplicações em rede, quer essas ameaças sejam provenientes de dentro ou de fora de uma organização. O trabalho envolve um conjunto de medidas para proteger ativos de informação, tais como sistemas, redes de computadores, servidores e bases de dados.

Quando falamos sobre esse assunto temos em mente a proteção de redes físicas, lógicas e dos aplicativos, mas tão importante quanto isso está a educação do usuário final, que no caso de empresas envolve seu quadro de colaboradores.  Desenvolver a conscientização da segurança em toda a organização para fortalecer a segurança dos endpoints, é fundamental. Por exemplo, os usuários podem ser orientados para identificar e-mails suspeitos, não acessar sites duvidosos e evitar o uso de dispositivos USB desconhecidos. Ter funcionários competentes em todos os níveis para identificar, construir e equipar as defesas e respostas da infraestrutura de segurança cibernética é fundamental para qualquer estratégia robusta de segurança.

Nesse sentido, as lideranças devem pensar seriamente em olhar com atenção para o segmento de desenvolvimento e treinamento, que fornecem habilidades indispensáveis e urgentes, como a prevenção e a detecção de ameaças e a resposta a incidentes.

Por que investir:

  • Minimiza riscos de invasões.
  • Colabora com a segurança de dados de clientes e da própria empresa
  • Assegura o funcionamento das atividades digitais da empresa.
  • Impede que informações sejam adulteradas e facilitam a identificação de possíveis erros ou irregularidades no sistema.
  • Atualmente é um diferencial competitivo em qualquer mercado.

Assim, a importância do investimento em cibersegurança vem tomando cada vez mais espaço dentro das corporações, que buscam constantemente por novas estratégias, tecnologias, mecanismos e práticas que reduzam as vulnerabilidades, riscos e falhas. Entre as inovações, os processos associados a IA – Inteligencia Artificial como o Machine Learning, tem se destacado pois os algoritmos conseguem identificar padrões de comportamento que indicam atividades maliciosas, o que possibilita a sinalização de ameaças antes de acontecer algum prejuízo à organização. 

Cibersegurança na Atento

O Grupo Atento conta com uma estrutura completa de segurança, que atua preventivamente na detecção de ameaças à segurança física e lógica das informações, bem como na tratativa de incidentes de qualquer natureza. O tema Cibersegurança é conduzido pela área de Segurança da Informação e tratado por todos os países como prioritário e de interesse de todos os colaboradores. Além disso contamos com parceiros tecnológicos para prevenir, monitorar e identificar de forma rápida quaisquer ameaças a integridade e disponibilidade de nossas conexões com Redes credenciadas e Internet.

Contamos com uma Política, Normas e Procedimentos Corporativos que envolvem  Cibersegurança que prevê inibição e prevenção a fraudes, baseadas nas melhores práticas de mercado. Um dos compromissos de destaque previsto nesta Política é a promoção de ações de formação e conscientização dentro da companhia. Afinal, apesar de todas as soluções tecnológicas que temos implementadas no sentido de fortalecer a segurança, o fator humano continua sendo o mais importante.

Nesse sentido, vale destacar a realização de treinamento online para todos os colaboradores, com Processo de Reciclagem anual do curso de Segurança da Informação; envio de comunicados com dicas de como adotar medidas que não coloquem a segurança em risco; além de orientações sobre segurança lógica (conjunto de proteções aplicadas para proteger contra o acesso de pessoas não autorizadas).

Contamos com as principais políticas e certificações como a ISO de segurança da informação disponíveis no mercado:

  • ISO 27701; Gestão da Segurança da Informação e privacidade de Dados.
  • ISO 20000; Gestão de TI
  • Framework de privacidade para atendimento à LGPD
  • Política de Segurança da Informação
  • Política de gestão de acessos e credenciais
  • Política de Segurança Cibernética
  • Política de Senhas
  • Treinamentos obrigatórios sobre InfoSec e LGPD

 

 

 

 

Compartilhe

Linkedin LogoLinkedin Atento Live LogoAtento Live

O parceiro Nearshore mais competitivo
que oferece CX em espanhol

CX Magazine

Nova edição

White paper

Descubra o futuro da experiência do cliente com IA