Trabalho remoto ganha força com modelo de gestão que garante continuidade dos negócios

A pandemia causada pelo novo coronavírus ganhou proporções mundiais no final do primeiro trimestre de 2020, ameaçando negócios de alguns setores e movimentando outros de maneira atípica.

Já parou para pensar na grande demanda e busca por orientações dos clientes de instituições de ensino com a suspensão das aulas presenciais? E nas empresas de telecomunicações que tiveram que prover soluções e responder prontamente à transformação digital que chega a galopes? E o aumento vertiginoso das compras por e-commerce?

Um relatório da McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana, aponta que nos Estados Unidos, o e-commerce evoluiu nos três primeiros meses de 2020 o mesmo que nos últimos 10 anos. Uma vez que o distanciamento social foi estabelecido, como direcionar equipes ao trabalho remoto sem deixar de atender a todas essas demandas de atendimento e suporte a consumidores?

Na Atento, voltamos os nossos esforços, desde o primeiro dia de distanciamento social nos países em que atuamos, para que nenhum dos nossos clientes perdesse oportunidades de negócios e chances de evolução mesmo que em condições adversas. Isso, claro, além de garantir a segurança e bem-estar dos nossos colaboradores.

Diante do desafio que enfrentamos em movimentar praticamente a metade de nossos colaboradores para o Home Office (foram mais de 70 mil em todo o mundo, em um período de 45 dias), vimos uma oportunidade de padronização e criamos um programa global de trabalho remoto, que chamamos de Atento@Home.

O que já se apresentava como grande tendência, ganhou ainda mais relevância. Se o cenário no mundo pré-pandemia já apontava para a importância de se desenvolver condições adequadas e seguras para o trabalho remoto, temos certeza de que esse é um modelo adequado para que muitos negócios possam se fortalecer e prosperar desse ponto em diante.

Uma análise do Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea) indica que a migração do trabalho presencial para o teletrabalho deve acontecer definitivamente em 22,7% das ocupações nacionais, alcançando mais de 20 milhões de pessoas.

O que é e como funciona o Atento@Home?

O programa Atento@Home combina a virtualização completa de processos internos e tecnologias de ponta, permitindo que nossos profissionais também trabalhem com segurança em suas casas. Além disso, aumenta a produtividade e o envolvimento dos colaboradores. Entre seus inúmeros benefícios estão:

  • Automação nos processos de trabalho, adaptando e treinando colaboradores para a rotina remota, sem perda de qualidade ou queda de resultados;
  • Flexibilidade para atender às mais variadas necessidades de negócios;
  • Ambiente altamente seguro e confiável, desenvolvido para aumentar a produtividade e engajamento dos funcionários, otimizar os resultados e garantir a qualidade e satisfação do cliente final;
  • Atração e retenção de talentos cada vez mais interessados em modelos mais flexíveis de trabalho;
  • Presença internacional da Atento, que permite a oferta de soluções globais graças à capacidade da empresa de realizar a atividade, se necessário, em qualquer ponto no mundo, respondendo a requisitos específicos que possam surgir.

Quer saber mais sobre a solução? Entre em contato conosco!