Diversidade em destaque: celebrando a inclusão e valorizando a diversidade
Comprometidos com a inclusão e em parceria com o Instituto Alicerce, iniciamos em outubro as turmas do 5º ciclo do Programa de Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022, o Brasil abriga cerca de 18,6 milhões de pessoas acima de 2 anos com deficiência, o que representa 8,9% da população nessa faixa etária. Em 2015, foi publicada a Lei Brasileira de Inclusão. Ela reforça os direitos abordados na Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU e traz questões fundamentais para a nossa realidade.
Em setembro, celebramos cinco datas importantes relacionadas à inclusão – 19 (Dia Nacional do Teatro Acessível), 21 (Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência), 23 (Dia Internacional das Línguas de Sinais), 26 (Dia Nacional da Pessoa Surda) e 30 (Dia Internacional da Pessoa Surda) -, que lembram da necessidade de garantir direitos fundamentais, como o acesso ao mercado de trabalho para as pessoas com deficiência.
O mercado de trabalho para pessoas com deficiência ainda precisa progredir muito no Brasil. Na Atento, desde nossa fundação, estamos comprometidos em criar um ambiente inclusivo e acessível para todos os nossos colaboradores e em contribuir para a construção de uma sociedade mais equitativa. Reconhecemos o valor dos profissionais com deficiência na promoção da inclusão e trabalhamos para inserir profissionais nas diferentes áreas da nossa companhia. Integrando essa visão à nossa abordagem de recrutamento e seleção, criamos uma página específica para divulgar oportunidades a tais pessoas em nosso portal de vagas e promovemos workshops de sensibilização para liderança. Essas iniciativas reforçam nosso compromisso com a diversidade e inclusão e fazem parte de nossa cultura organizacional.
Aliados pela inclusão: Impulsionando a mudança
Um exemplo concreto do nosso comprometimento é a atuação do Grupo Aliados – Atentos pela Inclusão, composto por profissionais de diferentes áreas da empresa e que tem como principal objetivo impulsionar a cultura de inclusão e apoiar a jornada dos colaboradores com deficiência. Suas reuniões mensais proporcionam um espaço para compartilhar ideias e experiências, permitindo uma comunicação mais eficaz e humanizada, alinhada à realidade das pessoas com deficiência.
Além disso, a Atento conta com outras iniciativas de apoio à inclusão, como o Comitê Técnico PcD, criado em 2014, para oferecer suporte aos gestores e profissionais com deficiência, focando na revisão de fluxos e processos internos, melhorias no recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, participação em feiras de empregos e validação de tecnologias assistivas.
E em parceria com o Instituto Alicerce, iniciamos em outubro as turmas do 5º ciclo do Programa de Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência. Com 60 vagas disponíveis, a formação é realizada online e inclui o fortalecimento das habilidades de leitura, escrita e matemática, bem como o desenvolvimento de competências socioemocionais essenciais para os profissionais. O programa oferece preparação para diversas áreas, incluindo administração, comércio e varejo, logística, teleatendimento, entre outras.
Para Daniela Couto, Diretora de Negócios da Atento e embaixadora do Grupo Aliados – Atentos pela Inclusão, “é urgente que as empresas sejam proativas na promoção da inclusão e pluralidade, combatendo o capacitismo gerado pela desinformação e contribuindo para que seus colaboradores possam disseminar este esclarecimento também fora do ambiente empresarial”.
Como promover a inclusão de pessoas com deficiência nas empresas
A eliminação de barreiras para promover a inclusão no trabalho garante um ambiente de trabalho mais seguro, maior produtividade e valoriza a marca da empresa. A inclusão não deve se limitar somente à contratação. É necessário, sobretudo, uma capacitação da liderança para a retenção e o desenvolvimento desses colaboradores para que os objetivos sejam atingidos com sucesso.
Confira alguns pontos que podem ser tomados como referência na elaboração de um planejamento para trabalhar a inclusão social nas empresas:
- Inicie a conversa sobre inclusão de pessoas com deficiência nos níveis mais sêniores da companhia. Ter o CEO e os principais executivos envolvidos na causa é um dos primeiros passos para o sucesso de qualquer ação;
- Promova workshops de sensibilização sobre a temática envolvendo toda a liderança. Realize conversas sobre inclusão e promova debates incluindo os profissionais com deficiência da própria empresa;
- Faça um levantamento das questões relacionadas à acessibilidade, tanto de infraestrutura, como das questões tecnológicas. Por exemplo: hoje há softwares gratuitos que podem ser instalados em computadores e que possibilitam que pessoas com baixa visão e/ou deficiência visual total realizem trabalhos;
- Divulgue vagas específicas para pessoas com deficiência e prepare a equipe de Recrutamento e Seleção para conduzir um processo seletivo inclusivo e respeitoso;
- Prepare os gestores que vão receber colaboradores com deficiência para que todo o onboarding seja inclusivo e o profissional se sinta pertencente;
- Promova campanhas sobre o tema ao longo do ano e não somente no mês em que há datas específicas.