Conselhos de CX

A experiência do cliente se tornou uma vantagem competitiva para as empresas, às vezes, estando acima do valor dado à qualidade de um produto. Por isso, na Atento temos uma série de dicas para melhorar essa experiência, que permitem que as empresas melhorem o atendimento, independente do porte.

Algumas dicas para obter o máximo dos canais de atendimento ao cliente:

  • Cuide da experiência do consumidor e agregue mais valor aos interesses do negócio. Por exemplo, oferecendo informações sobre o status da compra ou entregando respostas ágeis para as perguntas;
  • Sempre valorize a qualidade do produto ou serviço, levando em consideração as necessidades, expectativas e preferências do consumidor;
  • Concentre-se nas tendências e preferências do mercado, sem focar nas ações da concorrência;
  • Nas soluções disponibilizadas aos usuários: é fundamental saber o canal mais usado pelo cliente de uma empresa e tornar estes canais mais eficientes, principalmente quanto a agilidade e acessibilidade.

Oferecer um excelente atendimento pode significar o sucesso do serviço ou produto, por meio de um feedback positivo. Um estudo da Atento indica que as empresas podem aumentar a produtividade em até 21% com uma estratégia correta de experiência do cliente e até mesmo aumentar em 22 pontos percentuais as taxas de recomendação.

Portanto, as empresas devem prestar mais atenção em:

  • Canais de relacionamento em tempo real, como ligações, chats e presenciais;
  • Outros canais, como e-mails, feedbacks de chamadas e mensagens de voz;
  • Oferecer atendimento integral. Canais automatizados devem ser fortalecidos, como sistemas telefônicos automáticos, com soluções pré-estabelecidas, ou serviços que o consumidor execute sozinho em aplicativos;
  • O perfil das pessoas responsáveis pelo atendimento aos clientes também deve atender aos mais elevados padrões. A Atento recomenda profissionais com:
    • Experiência mínima de 6 meses trabalhando com indicadores como índices de recomendação, satisfação e resolução no primeiro contato.
    • De preferência, com o maior grau de estudos possível.
Compartilhe

Related Articles

O paradoxo do cliente moderno: velocidade exige humanidade

O cliente de hoje vive com um pé na urgência e o outro na emoção.
Saiba mais

A Revolução Silenciosa: A Empatia Pode Ser a Maior Vantagem na Era da IA?

Saiba mais

Seis chaves para conquistar clientes e diferenciar sua marca de beleza

Por Guillermo Pérez Morales, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Soluções Digitais da Atento EMEA
Saiba mais